• Med. Dentária Integrativa

Primeiros dentes, primeiros cuidados

É importante iniciar a higiene oral após o surgimento do primeiro dente. O seu início precoce, aliado à vigilância médica, constitui a forma mais eficaz de prevenir a cárie dentária. A primeira consulta de Medicina Dentária deverá acontecer após o nascimento do primeiro dente ou até aos 12 meses, seguida de uma vigilância de 6 em 6 meses.

Em que idade se inicia e como evolui a erupção dentária?

Inicia-se, em média, por volta dos 6 meses, embora não exista um intervalo de tempo rígido, podendo surgir até aos 12 meses. Os primeiros dentes a nascer são os incisivos centrais e espera-se que entre os 24 e os 30 meses a dentição de leite se encontre completa (20 dentes).

Que sinais e sintomas estão associados à erupção dentária?

Não está provado que a erupção dentária cause sintomas, mas estão descritas dificuldades na alimentação, salivação excessiva, mordedura dos dedos, mamilos da mãe ou objetos, irritabilidade ou eventual subida da temperatura no dia da erupção. Não obstante, a febre alta (>39ºC) não está associada à erupção dentária, aconselhando-se nesse caso uma avaliação médica, para exclusão de outras causas.

Cuidados para aliviar o desconforto:

- Uso de mordedores simples ou com líquido refrigerante;

- Massagem com dedeira;

- Alimentação fria, de acordo com a diversificação alimentar (ex. fruta, iogurte);

- Poderá eventualmente utilizar medicação tópica (de acordo com aconselhamento médico).

Cuidados para o início da higiene oral:

- Utilizar dedeira, compressa ou escova pequena e com cerdas suaves, pelo menos duas vezes por dia (última escovagem à noite, depois da última refeição);

- Substituir a escova a cada 3 meses ou quando as cerdas se deformarem;

- Utilizar pasta dentífrica (1000-1500 ppm de flúor), numa quantidade equivalente ao tamanho da unha do 5º dedo (mindinho) da criança. No fim, deve limpar os resíduos de dentífrico em excesso, mas o que permanecer em contato com os dentes, ficará a protegê-los.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo